Leia com atenção o texto. Em seguida, responda às variadas questões interpretativas:
Apelo
Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a
verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho.
Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, e até o canário ficou mudo. Para não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da noite e eles se iam e eu ficava só, sem o perdão de sua presença a todas as aflições do dia, como a última luz na varanda.
E comecei a sentir falta das pequenas brigas por causa do tempero na salada − o meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa, calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolhas?
Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando.
Venha para casa, Senhora, por favor.
TREVISAN, Dalton. “Mistérios de Curitiba”. 5a ed. Rio de Janeiro: Record, 1996.
1 – Em “Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. ”, o narrador:
( ) faz uma crítica à Senhora.
( ) faz uma queixa à Senhora.
( ) faz uma confissão à Senhora.
2 – No segmento “A notícia de sua perda veio aos poucos [...]”, a expressão grifada
poderia ser substituída por:
( ) paulatinamente.
( ) incessantemente.
( ) esporadicamente.
3 – O narrador expõe os fatos que fizeram com que a ausência da Senhora não fosse sentida, num determinado espaço de tempo. Identifique-os:
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
4 – No fragmento “Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. ”, o termo
“Senhora” desempenha a função de:
( ) sujeito.
( ) aposto.
( ) vocativo.
5 – Na oração “[...] ninguém os guardou debaixo da escada. ”, o pronome destacado foi empregado para retomar:
_____________________________________________________________________________
6 – Na passagem “Para não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. ”, o trecho sublinhado exprime:
( ) o modo de o narrador ir beber com os amigos.
( ) a finalidade de o narrador ir beber com os amigos.
( ) a consequência de o narrador ir beber com os amigos.
7 – No período “Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham.”, a conjunção “e” tem valor:
( ) aditivo.
( ) alternativo.
( ) adversativo.
8 – Na parte “Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. ”, os dois-pontos introduzem um fato:
( ) que explica o fato anterior.
( ) que contradiz o fato anterior.
( ) que complementa o fato anterior.
9 – O narrador encerra o texto com:
( ) um apelo à senhora.
( ) uma ordem à Senhora.
( ) um conselho à Senhora.
10- Para finalizar faça uma lista com o título de 10 livros e o nome do autor. Em especial livros que você já leu ou gostaria de ler.
___________________________________________________________________
Devolutiva até 23/11/20
Pelo e-mail: marlenegomes@prof.educacao.sp.gov.br
Ou pelo privado. 964556807