quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Língua Portuguesa 8ºD - Prof Marlene

Leia com atenção o texto. Em seguida, responda às variadas questões interpretativas:


Apelo

                Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a

verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho.

           Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, e até o canário ficou mudo. Para não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da noite e eles se iam e eu ficava só, sem o perdão de sua presença a todas as aflições do dia, como a última luz na varanda.

             E comecei a sentir falta das pequenas brigas por causa do tempero na salada − o meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa, calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolhas?

              Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando.

             Venha para casa, Senhora, por favor. 

TREVISAN, Dalton. “Mistérios de Curitiba”. 5a ed. Rio de Janeiro: Record, 1996.


1 – Em “Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. ”, o narrador:

  1. (  ) faz uma crítica à Senhora.

  2. (   ) faz uma queixa à Senhora.

  3. (   ) faz uma confissão à Senhora.


2 – No segmento “A notícia de sua perda veio aos poucos [...]”, a expressão grifada

poderia ser substituída por:

  1. (    ) paulatinamente.

  2. (    ) incessantemente.

  3. (    ) esporadicamente.


 3 – O narrador expõe os fatos que fizeram com que a ausência da Senhora não fosse sentida, num determinado espaço de tempo. Identifique-os:

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

4 – No fragmento “Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. ”, o termo

“Senhora” desempenha a função de:

  1. (    ) sujeito.

  2. (    ) aposto.

  3. (    ) vocativo.

5 – Na oração “[...] ninguém os guardou debaixo da escada. ”, o pronome destacado foi empregado para retomar:

_____________________________________________________________________________

6 – Na passagem “Para não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. ”, o trecho sublinhado exprime:


  1. (    ) o modo de o narrador ir beber com os amigos.

  2. (    ) a finalidade de o narrador ir beber com os amigos.

  3. (    ) a consequência de o narrador ir beber com os amigos.


7 – No período “Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham.”, a conjunção “e” tem valor:

  1. (    ) aditivo.

  2. (    ) alternativo.

  3. (    ) adversativo.


8 – Na parte “Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. ”, os dois-pontos introduzem um fato:

  1. (    ) que explica o fato anterior.

  2. (    ) que contradiz o fato anterior.

  3. (    ) que complementa o fato anterior.


 9 – O narrador encerra o texto com:

  1. (   ) um apelo à senhora.

  2. (    ) uma ordem à Senhora.

  3. (    ) um conselho à Senhora.



10- Para finalizar faça uma lista com o título de 10 livros e o nome do autor. Em especial livros que você já leu ou gostaria de ler.

___________________________________________________________________



Devolutiva até 23/11/20

Pelo e-mail: marlenegomes@prof.educacao.sp.gov.br

Ou pelo privado. 964556807