Tornando o campo fértil
Um mestre encarregou o seu discípulo de cuidar do campo de arroz.
No primeiro ano, o discípulo vigiava para que nunca faltasse a água necessária. O arroz cresceu forte, e a colheita foi boa.
No segundo ano, ele teve a ideia de acrescentar um pouco de fertilizante. O arroz cresceu rapidamente, e a colheita foi maior.
No terceiro ano, ele colocou mais fertilizante. A colheita foi maior ainda, mas o arroz nasceu pequeno e sem brilho.
Então o mestre advertiu-o:
— Se continuar aumentando a quantidade de adubo, não terá nada de valor no ano que vem.
Você fortalece alguém quando ajuda um pouco. Mas se você ajuda muito, pode enfraquecê-lo e até estragá-lo. Autor desconhecido. Disponível em: <https://metaforas.com.br/2013-09-21/tornando-o-campo-fertil.htm>.
1 – Identifique o objetivo do texto “Tornando o campo fértil”:
Fazer refletir.
Noticiar um fato.
Explicar o preparo de algo.
2 – Para indicar a progressão do tempo no campo de arroz, o narrador usou:
Numerais ordinais.
Numerais cardinais.
Numerais fracionários.
3 – Em “No primeiro ano, o discípulo vigiava para que nunca faltasse a água necessária. ”, o verbo sublinhado expressa:
Uma ação contínua do discípulo no primeiro ano.
Uma ação esporádica do discípulo no primeiro ano.
Uma ação passageira do discípulo no primeiro ano.
4 – Na parte “No segundo ano, ele teve a ideia de acrescentar um pouco de fertilizante. ”, o pronome “ele” refere-se:
Ao mestre.
Ao discípulo.
Ao narrador da história.
5 – No período “O arroz cresceu rapidamente, e a colheita foi maior. ”, o advérbio grifado exprime uma circunstância de:
Lugar.
Modo.
Tempo.
6 – No segmento “A colheita foi maior ainda, mas o arroz nasceu pequeno e sem brilho. ”, a conjunção destacada exprime:
Um fato que justifica outro.
Um fato que se soma a outro.
Um fato que se contrasta com outro.
7 – Identifique a função do travessão no texto:
Anunciar a fala do mestre.
Assinalar o início da fala do mestre.
Indicar a continuidade da fala do mestre.
8 – Releia: “Você fortalece alguém quando ajuda um pouco. Mas se você ajuda muito, pode enfraquecê-lo e até estragá-lo. ”
Quem dá o ensinamento acima?
O mestre.
O discípulo.
O narrador da história.
9 – O texto foi construído com uma linguagem:
Culta.
Informal.
Regional.
10- Quanto a forma, o texto foi escrito em:
a) Versos
b) Prosa
c) Em parágrafos.
Devolutiva até dia 02/11/20
Pelo email: marlenegomes@prof.educacao.sp.gov.br