quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Língua Portuguesa 8ºD - Prof Marlene

Tornando o campo fértil

    Um mestre encarregou o seu discípulo de cuidar do campo de arroz.

    No primeiro ano, o discípulo vigiava para que nunca faltasse a água necessária. O arroz cresceu forte, e a colheita foi boa.

    No segundo ano, ele teve a ideia de acrescentar um pouco de fertilizante. O arroz cresceu rapidamente, e a colheita foi maior.

    No terceiro ano, ele colocou mais fertilizante. A colheita foi maior ainda, mas o arroz nasceu pequeno e sem brilho.

    Então o mestre advertiu-o:

    — Se continuar aumentando a quantidade de adubo, não terá nada de valor no ano que vem.

    Você fortalece alguém quando ajuda um pouco. Mas se você ajuda muito, pode enfraquecê-lo e até estragá-lo.  Autor desconhecido. Disponível em: <https://metaforas.com.br/2013-09-21/tornando-o-campo-fertil.htm>. 


 1 – Identifique o objetivo do texto “Tornando o campo fértil”:

  1. Fazer refletir.

  2.  Noticiar um fato.

  3.  Explicar o preparo de algo.


 2 – Para indicar a progressão do tempo no campo de arroz, o narrador usou:

  1.  Numerais ordinais.

  2.  Numerais cardinais.

  3.  Numerais fracionários.

3 – Em “No primeiro ano, o discípulo vigiava para que nunca faltasse a água necessária. ”, o verbo sublinhado expressa:

  1.  Uma ação contínua do discípulo no primeiro ano.

  2.  Uma ação esporádica do discípulo no primeiro ano.

  3. Uma ação passageira do discípulo no primeiro ano.

4 – Na parte “No segundo ano, ele teve a ideia de acrescentar um pouco de fertilizante. ”, o pronome “ele” refere-se:

  1. Ao mestre.

  2. Ao discípulo.

  3.  Ao narrador da história.


 5 – No período “O arroz cresceu rapidamente, e a colheita foi maior. ”, o advérbio grifado exprime uma circunstância de:

  1.  Lugar.

  2.  Modo.

  3.  Tempo.

6 – No segmento “A colheita foi maior ainda, mas o arroz nasceu pequeno e sem brilho. ”, a conjunção destacada exprime:

  1.  Um fato que justifica outro.

  2.  Um fato que se soma a outro.

  3. Um fato que se contrasta com outro.


 7 – Identifique a função do travessão no texto:

  1.  Anunciar a fala do mestre.

  2.  Assinalar o início da fala do mestre.

  3. Indicar a continuidade da fala do mestre.


 

 8 – Releia:  “Você fortalece alguém quando ajuda um pouco. Mas se você ajuda muito, pode enfraquecê-lo e até estragá-lo. ”

Quem dá o ensinamento acima?

  1.  O mestre.

  2. O discípulo.

  3.  O narrador da história.

9 – O texto foi construído com uma linguagem:

  1. Culta.

  2. Informal.

  3. Regional.



10- Quanto a forma, o texto foi escrito em:

a) Versos

b) Prosa

c) Em parágrafos.

Devolutiva até dia 02/11/20

Pelo email: marlenegomes@prof.educacao.sp.gov.br