Atividade para Recuperação- Língua Portuguesa- Prof.ª: Marlene
Aluno (a): ________________________________ Nº: _______ 8º ano D
Menos árvores derrubadas?
Mais de 4 bilhões de árvores vêm abaixo todos os anos para produzir papéis, seja para fazer livros ou até mesmo para higiene pessoal, entre outras utilidades. Embora a tecnologia digital e os tablets venham se tornando cada vez mais populares, ainda não há indicativos sólidos de mudanças nessa indústria. A solução então é repensar o modo como se produz o papel.
Ao pensar nisso, a companhia italiana Ogami resolveu inovar completamente e criou um papel feito de pedra. Tecnicamente, ele é feito de carbonato de cálcio, um subproduto natural do calcário. O Repap (papel de trás para frente, em inglês) também é à prova d’água, e pode até mesmo ser limpo.
As vantagens do Repap não param na redução da derrubada de árvores: o processo de produção do papel de pedra dispensa água. Naturalmente branco, o produto também evita os fortes ácidos utilizados para o branqueamento. Tudo isto significa que a poluição associada à fabricação do papel normal pode ser evitada.
Também é fácil de reciclar, sem as grandes quantidades de água e energia que a reciclagem normalmente usa. O material não tem capacidade de ser transformado em papel novo, mas pode ser reciclado em produtos feitos de plástico, como vasos de flores e bolsas. Disponível <http://www.ecodesenvolvimento.org>.
1– O texto apresenta tecnicamente o elemento utilizado na fabricação do papel feito de pedra, em:
a) “[...] é feito de carbonato de cálcio, um subproduto natural do calcário. ”
b) “[...] é à prova d’água, e pode até mesmo ser limpo. ”
c) “Naturalmente branco [...]”
d) “Também é fácil de reciclar [...]”
2– O texto atende ao propósito de noticiar que:
a) “Mais de 4 bilhões de árvores vêm abaixo todos os anos para produzir papéis [...]”
b) “[...] a tecnologia digital e os tablets venham se tornando cada vez mais populares [...]”
c) “[...] a companhia Ogami resolveu inovar completamente e criou um papel feito de pedra. ”
d) “[...] é fácil de reciclar, sem as grandes quantidades de água e energia. ”
3– Releia o primeiro parágrafo com atenção. Em seguida, assinale a passagem em que se expõe uma tese:
a) “Mais de 4 bilhões de árvores vêm abaixo ... para fazer livros ou até mesmo [...]”
b) “[...] a tecnologia digital e os tablets venham se tornando cada vez mais populares [...]”
c) “[...] ainda não há indicativos sólidos de mudanças nessa indústria. ”
d) “A solução então é repensar o modo como se produz o papel. ”
4 – Segundo o texto, as vantagens da fabricação do papel de pedra vão muito além da redução da derrubada de árvores. Assinale a alternativa que não contém uma dessas vantagens:
a) “[...] o processo de produção do papel de pedra dispensa água. ”
b) “[...] o produto também evita os fortes ácidos utilizados para o branqueamento. ”
c) “Também é fácil de reciclar, sem as grandes quantidades de água e energia [...]”
d) “[...] tem capacidade de ser transformado em papel novo [...]”
5 – Em “O Repap (papel de trás para frente, em inglês), o trecho nos parênteses:
a) define o Repap. b) critica o Repap.
c) elogia o Repap. d) destaca o Repap.
6 – No último período do texto, a conjunção, “mas” introduz:
a) uma conclusão b) uma compensação
c) uma ressalva d) uma oposição
7 – Na frase “[...] como vasos de flores e bolsas. ”, o termo “como” anuncia:
a) uma condição b) uma comparação
c) uma exemplificação d) uma observação
8 – O texto foi escrito em uma linguagem predominantemente:
a) técnica b) coloquial
c) científica d) formal
Atenção devolutiva até dia 19/10/20
Por e-mail: marlenegomes@prof.educacaao.sp.gov.br
Ou pelo pv. 964 556807
Observação. Tese é a principal ideia defendida no texto