sábado, 10 de outubro de 2020

Língua Portuguesa 8ºD - Prof Marlene

Atividade para Recuperação- Língua Portuguesa- Prof.ª: Marlene

Aluno (a): ________________________________ Nº: _______ 8º ano D


Menos árvores derrubadas?


Mais de 4 bilhões de árvores vêm abaixo todos os anos para produzir papéis, seja para fazer livros ou até mesmo para higiene pessoal, entre outras utilidades. Embora a tecnologia digital e os tablets venham se tornando cada vez mais populares, ainda não há indicativos sólidos de mudanças nessa indústria. A solução então é repensar o modo como se produz o papel. 

Ao pensar nisso, a companhia italiana Ogami resolveu inovar completamente e criou um papel feito de pedra. Tecnicamente, ele é feito de carbonato de cálcio, um subproduto natural do calcário. O Repap (papel de trás para frente, em inglês) também é à prova d’água, e pode até mesmo ser limpo. 

As vantagens do Repap não param na redução da derrubada de árvores: o processo de produção do papel de pedra dispensa água. Naturalmente branco, o produto também evita os fortes ácidos utilizados para o branqueamento. Tudo isto significa que a poluição associada à fabricação do papel normal pode ser evitada. 

Também é fácil de reciclar, sem as grandes quantidades de água e energia que a reciclagem normalmente usa. O material não tem capacidade de ser transformado em papel novo, mas pode ser reciclado em produtos feitos de plástico, como vasos de flores e bolsas.  Disponível <http://www.ecodesenvolvimento.org>.


1– O texto apresenta tecnicamente o elemento utilizado na fabricação do papel feito de pedra, em:

a) “[...] é feito de carbonato de cálcio, um subproduto natural do calcário. ”

b) “[...] é à prova d’água, e pode até mesmo ser limpo. ”

c) “Naturalmente branco [...]”

d) “Também é fácil de reciclar [...]”


2– O texto atende ao propósito de noticiar que:

a) “Mais de 4 bilhões de árvores vêm abaixo todos os anos para produzir papéis [...]”

b) “[...] a tecnologia digital e os tablets venham se tornando cada vez mais populares [...]”

c) “[...] a companhia Ogami resolveu inovar completamente e criou um papel feito de pedra. ”

d) “[...] é fácil de reciclar, sem as grandes quantidades de água e energia. ”



3– Releia o primeiro parágrafo com atenção. Em seguida, assinale a passagem em que se expõe uma tese:

a) “Mais de 4 bilhões de árvores vêm abaixo ... para fazer livros ou até mesmo [...]”

b) “[...] a tecnologia digital e os tablets venham se tornando cada vez mais populares [...]”

c) “[...] ainda não há indicativos sólidos de mudanças nessa indústria. ”

d) “A solução então é repensar o modo como se produz o papel. ”


 4 – Segundo o texto, as vantagens da fabricação do papel de pedra vão muito além da redução da derrubada de árvores. Assinale a alternativa que não contém uma dessas vantagens:

a) “[...] o processo de produção do papel de pedra dispensa água. ”

b) “[...] o produto também evita os fortes ácidos utilizados para o branqueamento. ”

c) “Também é fácil de reciclar, sem as grandes quantidades de água e energia [...]”

d) “[...] tem capacidade de ser transformado em papel novo [...]”


 5 – Em “O Repap (papel de trás para frente, em inglês), o trecho nos parênteses:

a) define o Repap.                                                  b) critica o Repap.

c) elogia o Repap.                                                  d) destaca o Repap.


 6 – No último período do texto, a conjunção, “mas” introduz:

a) uma conclusão                                              b) uma compensação

c) uma ressalva                                                d) uma oposição


 7 – Na frase “[...] como vasos de flores e bolsas. ”, o termo “como” anuncia:

a) uma condição                                                     b) uma comparação 

c) uma exemplificação                                           d) uma observação 

 8 – O texto foi escrito em uma linguagem predominantemente:

a) técnica                           b) coloquial

c) científica                        d) formal


Atenção devolutiva até dia 19/10/20

Por e-mail: marlenegomes@prof.educacaao.sp.gov.br

Ou pelo pv. 964 556807


Observação. Tese é a principal ideia defendida no texto