E. E. Prof° João Prado Margarido
Nome: _____________________________________ Data:____/____/_____
Profº: _____________________________________ Nota: ______________
Série: ____º Ano
Atividade de Arte – 6
A Linguagem Teatral: Podemos compreender o teatro como uma arte que se constitui, essencialmente, da presença de, ao menos, um indivíduo em cena e de outro que o observa. Assim, a arte teatral está fundamentalmente centrada na figura do ator e nas suas possibilidades de comunicação com o espectador: por meio da utilização da palavra, do corpo, da exploração de diversas sonoridades, dos gestos e movimentações etc. Contudo, como linguagem artística, o teatro pode se valer de variados outros elementos de significação para comunicar algo aos espectadores, utilizando-se de diversos signos visuais (os gestos do ator, os adereços de cena, os figurinos, o cenário, a iluminação) e sonoros (o texto, as canções, as músicas, os efeitos sonoros). Há espetáculos teatrais que utilizam ainda signos olfativos (aromas de perfumes ou essências, cheiro de defumador, odor de alimentos conhecidos etc.), ou signos táteis (em que a cena - os atores ou objetos cenográficos - trava algum tipo de contato corporal com os espectadores para lhes comunicar algo).
Adereços de Cena: São objetos que ornamentam a cena e é aposto no cenário, decorando a cena como adornos para situar a época, a condição econômica, social ou política das personagens.
Adereços de representação: São objetos previamente colocados em cena para serem usados pelo ator durante a representação.
Adereços do ator: São objetos de uso pessoal cuja função principal é ajudar o ator na composição da personagem.
Cenografia – Processo de criação e construção do acontecimento teatral no seu aspecto espacial e da imagem cênica. Em sua linguagem artístico-estética, utiliza-se de elementos como cor, luz, forma, linha e volume para solucionar esteticamente as necessidades poéticas apresentadas pelo espetáculo. Hoje, projetos cenográficos são expandidos para além da cena teatral, podendo ser encontrados em exposições, ambientes, lugares para as mídias e eventos artístico-estéticos.
Figurino – Vestimenta utilizada pelos atores para a caracterização de seus personagens, de acordo com sua natureza e que identifica, geralmente, a época e o local da ação. Assim como na realidade, o vestuário, no teatro, tem a função de reproduzir várias normas de diferentes culturas. Ao identificar seu procedimento, identificam-se o sexo, a idade, a classe social, a profissão, a nacionalidade ou a religião do personagem. Ao mesmo tempo, o figurino é um símbolo que representa atmosfera, época histórica, região, estação do ano, hora do dia, entre outras situações. Igualmente, o figurino associa, identifica e equipara outros sistemas culturais.
Maquiagem - Maquilhagem ou maquilagem, consiste na aplicação de produtos com efeito cosmético, de embelezamento, ou disfarce, seguindo-se, em alguns casos, os ditames da moda e com uso de substâncias especificamente destinadas a tal como o Kohl misturado com gordura animal para repelir moscas e proteger o os olhos do sol, utilizado desde a época de Cleópatra.. Os olhos maquiados, com linhas retas e grossas, eram uma referência ao Deus Hórus que representava proteção, coragem e força. No Antigo Egito, acredita-se que a higiene e beleza estavam próximos da divindade. Apenas as mulheres da aristocracia tinham acesso a essa rotina de higiene e embelezamento. Ter a pele alva, aproximavam-nas dos deuses e as distinguiam das pessoas comuns, permanecendo, essa distinção social, durante séculos). A popularização dos produtos cosméticos e a evolução no processo de maquiagem só foi possível com a indústria química e a modernização das cidades. Isso fez com que houvesse um boom nesse setor, uma vez que todos tiveram acesso a essa rotina de embelezamento.
Sonoplastia – Termo surgido na década de 1960, decorrente da junção da palavra latina sono (som) com a grega plastós (modelado). Designava, no teatro radiofônico, a recriação de sons da natureza, de animais e objetos, de ações e movimentos, ilustrados ou sugeridos sonoramente em cada cena. Contemplava, também, gravação e montagem de diálogos, bem como seleção, gravação e alinhamento de música com função dramatúrgica. Este termo é, igualmente, recorrente em teatro, no cinema, no rádio e na televisão.
Visagismo - Este termo foi criado na década de 1930, pelo maquiador francês, Fernand Aubry. É uma palavra que deriva do francês ‘visage’, que significa “rosto”. Engloba um conjunto de técnicas conceituais, desenvolvidas através do estudo dos traços da face, características físicas e psicológicas, únicas de cada indivíduo, apontando o rosto como reflexo da identidade de cada um. Atualmente a tendência é o contourig, método conhecido por utilizar a técnica de luz e sombra para suavizar as linhas do rosto, fazendo com que o rosto fique mais próximo do formato oval. Esta técnica de luz e sombra na maquiagem já é utilizada há muito tempo, principalmente, no teatro e na TV, na criação de personagens, pois pode envelhecer.
Observe atentamente as imagens a seguir e assista aos vídeos apresentados. Foi possível perceber os elementos que compõem o fazer teatral durante a apreciação? Observe sobre os diferentes elementos constitutivos de teatro: os artistas, grupos, coletivos cênicos que criam, produzem, divulgam e organizam a atuação profissional de manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afro-brasileira de diferentes épocas.
1. Alunos caracterizados para a Exposição Cultural da EE Eugenio Prisco, 2011. Fonte: Sérgio Andrade/Flickr. Exposição Cultural. /2011 “Disponível em: https://www.flickr.com/photos/educacaosp/page276. Acesso em: 04/02/2020”;
2. Alunos caracterizados para apresentação do Simpósio Ambiental de Ciências, 2011. Fonte: Sergio Andrade/ Flickr. São Paulo/ 2011 “Disponível em: https://www.flickr.com/photos/educacaosp/6506460569/. Acesso em: 04/02/2020
3. Cena do Espetáculo Odara. 5° Mostra de Teatro de D.E. EE Prof. Cyro Barreiro. Fonte: Marcelo Baldoíno/ Google Photos. 5ª Mostra de Teatro de D.E. Guarulhos Norte “Disponível em: https://photos.google.com/share/AF1QipNcTAufIxfnBt_YvarPeQYhF6WkZMuSnBeM8MfsHBtHU0-38931Du9WajN1wNNY5w/photo/AF1QipMf1Rnk86sJaC2ShwjEgUwnlWTKLJu2DZ7Wv4fg?key=VXJHbVNqcFZxR0pjT2xLM1BadnVPYTBWTXBJdkhn. Acesso em: 11/02/2020”.
Links para realização da atividade:
Áfricas - Bando de Teatro Olodum. Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nl51ex26eCI. Acesso em: 05/ fev./ 2020;
Apresentação Indígena. Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UqBzdRZM_Go. Acesso em: 05/ fev./ 2020.
Atividade
Faça um registro, e entregue com suas impressões e as comparem com o relato produzido na atividade anterior.
Atividades retiradas da Apostila do Aluno, Volume 3, parte 1 – Artes.
E-mail para devolutiva (para vocês enviarem) das respostas:
brunaamorim@professor.educacao.sp.gov.br