domingo, 20 de setembro de 2020

Língua Portuguesa 8ºA, 8ºB e 8ºC - Prof Marcia

Tema-Conectando Labirintos

                         Atividade

1- O texto é somente para leitura.

2- Copie as perguntas e responda em seu caderno.


              No Labirinto de Creta


Foram despertar na ilha de Creta, onde logo descobriram o labirinto. Era um palácio imenso, com mil corredores dispostos de tal maneira que quem entrasse, nunca mais conseguira sair e acabaria devorado pelo monstro. O Minotauro só comia carne humana.

Diante do labirinto, os três “pica-paus” pararam para refletir.

- Quem entra, não sai mais e acaba no papo do monstro- disse Pedrinho-- Mas nós sabemos o jeito de entrar e sair: é irmos desenrolando um fio de linha. Ah, se eu tivesse trazido um carretel...

-Pois eu trouxe três! Gritou Emília tirou os carreteis e deu um a Pedrinho, outro a Visconde, ficando com o terceiro.

  Entraram no labirinto e foram desenrolando o primeiro carretel; quando a linha acabou, desenrolaram o segundo e quando a linha do segundo acabou, começaram a desenrolar o terceiro. Eram corredores e mais corredores, construídos da maneira mais atrapalhada possível de propósito para quem entrasse, não pudesse sair. Antes do terceiro carretel chegar ao fim, Emília “sentiu” a aproximação de qualquer coisa.

  Percebo uma caatinga no ar—disse ela baixinho, farejando—O monstro deve ter seus aposentos aqui...

   Uns passos mais e pronto lá estava o Minotauro, numa espécie de trono, a mastigar lentamente qualquer coisa que havia numa grande cesta.

---Mas como está gordo! —cochichou Emília –Muito mais que aquele célebre cervado que Dona Benta comprou do Elias Turco. Parece que nem pode erguer-se do trono.

   De fato, o monstro estava gordíssimo, quase obeso, com três papadas caídas, o seu corpanzil afundava dentro do trono. Que teria acontecido?

   Mesmo assim, era perigoso aproximar-se, de modo que novamente, Emília recorreu ao Visconde.

---Vá lá, meu bem, chegue-se ao “gordo” e com muito cuidado peça informação sobre a tia Nastácia.

--E se ele me devorar?

---Não há perigo. Nem a esfinge o devorou, quanto mais o Minotauro. Só as vacas devoram sabugos.

--Mas ele é um touro, e os touros também comem sabugos.

---Menos este, que é antropófago Vá sem medo.

O Visconde arriou a maletinha e foi. Instantes depois, voltara,

--E então? —perguntou Pedrinho.

--Não fala, não responde. Perguntei por tia Nastácia e ele só me olhou com um olho parado, sempre a mastigar umas coisas que tira daquela cesta— “isto” e mostrou o que havia na cesta.

Emília arrancou-lhe o “isto” da mão. Era um bolinho. Era um bolinho de tia Nastácia. Que alegria! Aquele bolinho era a prova mais absoluta que tia Nastácia estava lá—e viva! Pedrinho comeu o bolinho inteiro e lamentou que o Visconde só tivesse trazido um.

---Vamos procura-la com o resto de linha que ainda temos—disse Emília examinando o carretel—Há de dar:

{...}

                                                               LOBATO, Monteiro. O Minotauro


1-Após a leitura do texto, responda ás questões propostas.

a) O que o uso de aspas em “pica-paus” indica?

b) No texto, duas palavras estão em negrito: antropófago e cervado. Pesquise o significado delas.

c) O que o comportamento da personagem Emília nos permite inferir sobre ela? E a personagem Visconde? Como o texto apresenta a relação dos dois?

d) Como o uso dos carretéis iria ajudar as personagens a saírem do labirinto?

e) Minotauro é um ser considerado antropófago. Isso se confirma no texto lido´.


                                                             Caderno do aluno -Sp faz escola –Volume 3

                                                                Página 22 e 23.

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OBS: Inferir – concluir, deduzir