Canal de resposta: e-mail institucional: vasconcelossantos@professor.educacao.sp.gov.br
Prazo de envio: sem envio
Período de envio: sem envio, texto para conhecimento
Material utilizado: texto abaixo elencado.
Tarefa: Nesse momento, o aluno devera ler com bastante atenção o texto abaixo:
“Guerra do Paraguai”
A Guerra do Paraguai ocorreu entre dezembro de 1864 a março de 1870, e foi resultado do choque de interesses políticos e econômicos que as nações platinas possuíam durante a década de 1860. Ao longo dos anos de conflito, o grande prejudicado foi o Paraguai, que teve sua economia arrasada. Durante a guerra, o Paraguai ficou contra o Brasil, Uruguai e Argentina.
O conflito ocorreu devido a disputa de interesses entre as nações platinas naquele período do século XIX. O Paraguai, era uma nação agrária que havia passado por uma modernização exclusivamente no exército e que era sim dependente do capital e de técnicos ingleses. O presidente Francisco Solano López, era considerado um ditador, e, segundo consta, utilizava sua função para enriquecer sua família ilicitamente. As razões para o conflito desencadearam-se a partir de 1862, quando Francisco Solano López assumiu como presidente paraguaio. O presidente e ditador paraguaio colocou em prática uma política de aproximação com os federalistas de Urquiza – adversários do governo de Buenos Aires – e com os blancos uruguaios – adversários dos governos argentino e brasileiro.
A aproximação com os blancos era importante para o Paraguai porque garantiria uma saída para o mar. No entanto, internamente, o Uruguai vivia um período de grande turbulência política por causa da disputa pelo poder travada entre blancos e colorados. Os colorados, liderados por Venancio Flores, lutavam contra o presidente do país, o blanco Bernardo Berro.
Essa disputa política repercutiu no Brasil quando o governo brasileiro passou a ser pressionado pelos estancieiros gaúchos para que seus interesses no Uruguai fossem defendidos. O governo brasileiro deu seu apoio aos colorados e demonstrou interesse em intervir militarmente no Uruguai.
O interesse brasileiro não agradou ao presidente do Paraguai, que havia sido convencido por seus aliados – os blancos – de que a ingerência brasileira fazia parte de um projeto de anexação do território uruguaio e, em um futuro próximo, do Paraguai. O Brasil, porém, interferiu no Uruguai apenas para garantir seus interesses econômicos e não possuía interesses expansionistas.
A ação brasileira gerou uma resposta do governo paraguaio, que lançou em agosto de 1864 um ultimato para que o Brasil não interviesse no conflito uruguaio. O ultimato paraguaio foi ignorado pelo governo brasileiro, que invadiu o Uruguai em setembro de 1864 e colocou os colorados no poder.
Em represália à interferência brasileira, Francisco Solano López autorizou o ataque ao Brasil e, em dezembro do mesmo ano, uma embarcação brasileira que navegava o Rio Paraguai foi aprisionada. Em seguida, a província do Mato Grosso foi invadida por tropas paraguaias. A guerra teve início.
Como consequência, a guerra gerou uma grande destruição na frágil infraestrutura e economia do Paraguai, com um grande número de mortos. No Brasil, a guerra contribuiu para o fortalecimento do exército como instituição e para o enfraquecimento do sistema político monárquico, que passou a ser questionado, e economicamente, o país teve um grande prejuízo.
Para a Argentina e Uruguai, os impactos da guerra foram bem menores, o que evidencia o baixo grau de envolvimentos de ambos no conflito. Na questão política, a guerra garantiu o fim dos conflitos políticos que aconteciam nos dois países (federalistas x unitaristas, no caso argentino, e blancos x colorados, no caso uruguaio). Além disso, a Guerra do Paraguai contribuiu para o enriquecimento da classe mercantil de Buenos Aires.
Observações: para maiores esclarecimentos sobre o assunto, o aluno deverá assistir o seguinte vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=F1cS5Fnvfyo&t=45s . Nesse momento, o aluno apenas fará a leitura com a consequente compreensão do texto; e deverá assistir ao vídeo. Posteriormente atividades serão elaboradas e enviadas sobre o assunto.