segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Língua Portuguesa 8ºD - Prof Marlene

Primeira atividade do terceiro- Ensino Fundamental- 8º ano D- Professora: Marlene

Aluno (a): ______________________________ Nº: ______________


ATIVIDADE 1 – ENTRE LABIRINTOS

Para início de conversa:

 Você já explorou um labirinto nas atividades escolares?

 Para você o que é um labirinto?

Texto 1

LABIRINTOS


Mosaico romano representando Minotauro no Labirinto. Imagem disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/ Labirinto#/media/Ficheiro:Con%C3%ADmbriga_minotauro.jpg>. Acesso em: 04 fev. 2020.


A palavra labirinto, na língua portuguesa, tem origem no termo latino labyrinthus. Na Antiguidade, de acordo com a Mitologia, os labirintos eram criados para aqueles que, neles entrassem, não pudessem mais sair. Eram usados como proteção a locais que deveriam permanecer inacessíveis para pessoas não autorizadas; verdadeiras armadilhas mortais.

A mitologia grega apresenta um dos labirintos mais famosos da história, o Labirinto de

Creta. O rei Minos o construiu para manter aprisionado seu filho Minotauro, que nascera metade homem e metade touro.

De acordo com a mitologia, Minotauro foi morto pelo herói Teseu, que conseguiu sair do labirinto graças ao fio de um novelo de lã, usado para marcar o caminho, o qual foi dado a ele por sua amada Ariadne.

A palavra labirinto pode ser usada em sentido figurado, significando outra coisa, ou seja, dando a noção de algo confuso ou de difícil compreensão.

Labirinto também é o nome de uma estrutura da orelha interna, responsável por nossa audição e equilíbrio.   Marcos Rohfe

O português, o espanhol, o francês, o italiano e o romeno são exemplos de idiomas originados do Latim Vulgar. São, por isso, considerados línguas neolatinas ou românicas.

A língua portuguesa recebeu contribuições de muitas outras línguas, acolhendo palavras de origem indígena, africana, europeia, árabe, entre outras.


1. Após a leitura do Texto 1, responda às questões propostas.

a) Qual é a finalidade desse texto?

R:

b) Pesquise os significados possíveis para a palavra labirinto.

R;

c) Como o termo “labirinto” poderia ser usado em sentido figurado? Dê exemplos.

R;

d) Você conhece outras palavras que podem ter significados diferentes dependendo de como são usadas?

R;

e) Porque labirinthus está grafada em itálico no texto?

R;

Observação:

O sentido próprio e o sentido figurado da linguagem estão relacionados com a função denotativa e conotativa da linguagem, ou seja, com a capacidade que as palavras têm de apresentar uma pluralidade de significados, desde um mais objetivo e literal, até um subjetivo e simbólico.


Sentido figurado

O sentido figurado das palavras é também chamado de sentido conotativo.

Apresenta as seguintes características:

Surge em situações particulares de uso da língua, estando dependente do contexto frásico em que ocorre;

Transmite um significado subjetivo da palavra, sujeito à interpretação dos interlocutores.

Ex; Minha cabeça dói. (Sentido denotativo, real)

Sentido figurado

O sentido figurado das palavras é também chamado de sentido conotativo.

Apresenta as seguintes características:

  • Surge em situações particulares de uso da língua, estando dependente do contexto frásico em que ocorre;

  • Transmite um significado subjetivo da palavra, sujeito à interpretação dos interlocutores;

Ex.; Você é o cabeça da turma. 

Sentido denotativo

Quando a linguagem está no sentido denotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido literal, ou seja, o sentido que carrega o significado básico das palavras, expressões e enunciados de uma língua. Em outras palavras, o sentido denotativo é o sentido real, dicionarizado das palavras.


De maneira geral, o sentido denotativo é utilizado na produção de textos que tenham função referencial, cujo objetivo é transmitir informações, argumentar, orientar a respeito de diversos assuntos, como é o caso da reportagem, editorial, artigo de opinião, resenha, artigo científico, ata, memorando, receita, manual de instrução, bula de remédios, entre outros. Nesses gêneros discursivos textuais, as palavras são utilizadas para fazer referência a conceitos, fatos, ações em seu sentido literal.

Ex.: (manda) O menino chupou uma fruta chamada manga.



1 - ESCREVA (D) para o sentido denotativo e (C) para o sentido conotativo nas frases abaixo:

a) ( ) Meu pai é meu espelho

b)(   ) Quebrei o espelho do banheiro

c) (   ) Essa menina tem um coração de ouro.

d) (   ) A Praça da Sé fica no coração de São Paulo.

e) (   ) Fez um transplante de coração.

f)(   ) Você é mesmo mau: tem um coração de pedra.

g) (   ) Para vencer a guerra era preciso alcançar o coração do país.

h) (   ) Completou vinte primaveras.

i) (   ) Na primavera os campos florescem.

j) (   ) O leão procurou o gerente da Metro.

k) (   ) Seus olhos queimam.

l) (   ) Aquele homem é um cachorro.

Atenção: Devolutiva até dia 21/08/20

Por e-mail marlenegomes@prof.educacao.sp.gov.br ou pelo WhatsApp.

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