segunda-feira, 31 de agosto de 2020

História 8ºB, 8ºC e 8ºD - Prof Ana Vasconcelos

Canal de resposta: e-mail institucional: vasconcelossantos@professor.educacao.sp.gov.br

Prazo de envio: 10 dias

Período de envio: até 10 dias após a publicação


Material utilizado: Atividade abaixo elencada

RECUPERAÇÃO – APENAS PARA OS ALUNOS QUE NÃO FIZERAM ATIVIDADES DURANTE O SEGUNDO BIMESTRE 


Tarefas: O aluno deverá responder as seguintes questões e enviar para o e-mail informado.

HISTÓRIA – 8º ANO

  1. Durante o século XVIII, a Inglaterra impôs diversas medidas que afetavam os colonos norte-americanos. Essas medidas foram:

  1. Lei do Açúcar (1764) e Lei do Chá (1773)

  2.  Lei do Chá (1773) e Lei do Selo (1765)

  3. Lei do Açúcar (1764) e Leis Intoleráveis (1774)

  4. Lei do Açúcar (1764), Lei do Chá (1773), Lei do Selo (1765) e Leis Intoleráveis (1774)

2) Um dos fatos que fizeram o processo de independência do Brasil ser diferente das demais nações da América hispânica foi:

a) A vinda Família Real portuguesa para o Brasil.
b) As guerras napoleônicas na Europa.
c) As ideias iluministas surgidas na França.
d) A crise do sistema colonial


3) Durante as discussões pela independência do Brasil, o iluminismo foi uma das correntes filosóficas que influenciou este processo.

Assinale a alternativa que expresse a influência do Iluminismo na independência do Brasil.

a) O iluminismo não teve muita influência no Brasil, pois imperava uma forte censura na colônia portuguesa.
b) O movimento foi essencial para a elaboração da Constituição de 1824 que previa um poder exclusivo para o Imperador, o Poder Moderador.
c) As ideias iluministas serviram de ponto de partida para a abolição da escravidão ocorrida logo após a independência.
d) A defesa das noções de liberdade entre os seres humanos e igualdade entre todas as pessoas e nações.

 

4) Leia as afirmativas abaixo sobre o processo da Independência do Brasil e assinale se as mesmas são Verdadeiras (V) ou Falsas (F).

I – ( ) V ( ) F – A abertura dos portos brasileiros às demais nações do mundo pode ser vista como um primeiro “grito de independência”, em que a colônia brasileira não mais estaria atrelada ao monopólio comercial imposto pelo antigo pacto colonial.

II – ( ) V ( ) F – Como resposta à imposição das Cortes pelo seu retorno a Portugal, Dom Pedro I firmou uma resolução onde dizia que nenhuma ordem vinda de Portugal poderia ser adotada sem sua autorização prévia.

III – ( ) V ( ) F – No contexto de acirramento das tensões entre as Cortes e a colônia portuguesa, o príncipe regente baixou os impostos e equiparou as autoridades militares nacionais às lusitanas.

IV – ( ) V ( ) F - Dom Pedro I incorporou figuras políticas contra a independência aos quadros administrativos de seu governo, como José Bonifácio, defensor de situação colonial brasileira e do poder régio português, pretendendo com essa manobra enganar as Cortes de suas reais intenções.

OBSERVAÇÕES: A PRESENTE ATIVIDADE SOMENTE DEVERÁ SER FEITA PELOS ALUNOS QUE NÃO FIZERAM ATIVIDADES DURANTE O SEGUNDO BIMESTRE. TRATA-SE DE UMA ATIVIDAE DE RECUPERAÇÃO.