Semana de Estudos Intensivos
Atividade de Língua Portuguesa- - Série: 8º D- Professora: Marlene
Aluno: ________________________________________
Leia o texto e responda às questões 1, 2 e 3
Regra para 4 jogadores
1. Das 12 cartelas-personagens, escolha apenas 8. As demais deverão ser colocadas na tabela de memória com a face virada para baixo, cobrindo os próprios personagens. A tabela de memória ajuda os jogadores a se lembrarem de quais personagens estão participando da partida.
2. Sem que você ou os outros jogadores vejam a figura, retire uma cartela personagem
Entre as 8 escolhidas e a encaixe dentro do livro de “Planos Secletos”. Em seguida, coloque o livro no centro do tabuleiro, dentro do muro.
3. Junte a cartela “Turma da Mônica” com as 7 cartelas-personagens e embaralhe-as bem.
4. Distribua 2 cartelas para cada jogador. Ninguém poderá ver as cartelas dos outros jogadores.
5. Distribua também 2 fichas-locais, que devem ser colocadas nos círculos do tabuleiro à frente de cada jogador, com a imagem colorida virada para cima.
6. Cada jogador escolhe um agente Cebolinha e o coloca no tabuleiro em um local com a cor correspondente a uma de suas duas fichas locais. Retirado do manual de instruções do jogo Agente Cebolinha, da Grow Jogos e Brinquedos S.A.
Questão 01
Os itens de 4 a 6 referem-se
(A) à organização do material do jogo.
(B) às 12 cartelas-personagens do jogo
(C) à disposição dos jogadores na mesa.
(D) às orientações para o jogador.
Questão 02
Na oração [...]“A tabela de memória ajuda os jogadores a se lembrarem de quais personagens estão participando da partida” [...], a expressão grifada tem a função de
(A) vocativo. (B) sujeito
(C) adjunto adnominal. (D) adjunto adverbial.
Questão 03
O termo grifado na oração [...] “Cada jogador escolhe um agente Cebolinha” [...]
(A) faz referência à quantidade de jogadores.
(B) tem a função de sujeito.
(C) não determina quem é o “agente Cebolinha”.
(D) tem a função de predicado.
Leia o texto e responda à questão 04
E tinha aquele professor de gramática que gostava de falar direitinho, um português limpo, a pronúncia bem-caprichada, os termos bem-escolhidos. Ao ouvir as gírias que os filhos usavam, ficou escandalizado e pediu:
- Eu queria pedir um favor, pode ser?
- Claro, papai.
- Por favor, não falem duas palavrinhas: uma é “cafona” e a outra é “careta”.
Está bem?
- Tudo bem, papai. Quais são as palavras?
ZIRALDO. As anedotinhas do Bichinho da Maçã. 14 ed. São Paulo: Melhoramentos, 1988, p. 8. In: CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: linguagens. 6º ano. 5. ed. Reform. São Paulo: Atual, 2009. p. 52.
Questão 04
No trecho, “Ao ouvir as gírias que os filhos usavam, (o pai) ficou escandalizado”, são exemplos de gírias, as palavras
(A) “cafona” e “careta”. (B) “falar” e “ouvir”.
(C) “gramática” e “pronúncia”. (D) “limpo” e “escandalizado”.
5. Com base em seus conhecimentos prévios explique o que é falar o PORTUGUÊS correto??
R:
Devolutiva até dia 30/07 por e-mail: marlenegomes@prof.educacao.sp.gov.br
Ou pelo WhatsApp