quinta-feira, 30 de julho de 2020

Arte 8ºC e 8ºD - Prof Bruna

E. E. Prof° João Prado Margarido

Nome: _____________________________________ Data:____/____/_____

Profº:  _____________________________________         Nota: ______________

     Série: ____º Ano                   (Cada questão vale 1,0 ponto)



Atividade 2 


RUDOLF LABAN Rudolf Laban (1879-1958) foi um dançarino, coreógrafo e artista húngaro que se dedicou ao estudo e desenvolvimento de um método e sistematização da linguagem da dança e do movimento. Através de seus estudos e notações, desenvolveu a Corêutica e Eucinética, que compõem o movimento em si. A Corêutica estuda a relação do corpo com o espaço e o desenvolvimento dos movimentos dançados. Fazem parte da Corêutica o espaço relacionado ao espaço que o corpo desenvolve ao dançar. Aqui estão os planos ou níveis da dança, o deslocamento no espaço e as direções para quais o corpo se projeta ao dançar.

Deslocamento - É o percurso utilizado pelo dançarino, respeitando as marcações específicas de uma determinada coreografia. Existem várias maneiras para execução dos percursos (deslocamentos) na dança. Girar, correr, andar, saltar e/ou se arrastar são algumas delas. Esses “caminhos” podem ser percorridos de formas retas ou curvas, e serem feitos individual ou coletivamente, exemplos:


• Forma Direta: é quando os movimentos lineares e retos ocupam um espaço definido, sem o deslocamento, a envergadura dos braços, das pernas e do tronco. É traçar um percurso direto para atingir um ponto definido.
• Forma Flexível: é quando os movimentos do corpo ocupam vários espaços ao mesmo tempo, utilizando os deslocamentos, as envergaduras e as torções.
Dimensão – A dimensão é a que define a orientação no espaço e se estende entre duas direções opostas. São elas: amplitude (largura), comprimento (altura) e profundidade.


Direção – São os sentidos (trajetos) por onde o movimento percorre, tendo como ponto inicial o centro do corpo do dançarino. São elas: Frente, Trás, Lado, Diagonais, em cima e em baixo. 


Planos ou Níveis – São relacionados aos planos alto, médio e baixos. Espaços referentes à altura dos movimentos. Os níveis são definidos pelos movimentos do corpo no espaço que vão da altura da cintura, abaixo dela ou acima da cabeça.

A Eucinética estuda a expressividade dos movimentos, dividindo-os em quatro fatores expressivos que são divididos em propriedades de movimentos. Estas qualidades não são estanques, podendo ser aumentadas ou diminuídas. São fatores do movimento: espaço, fluxo ou fluência, peso e tempo.


ESPAÇO – É no espaço que a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são influenciados pelo espaço, e nele encontramos a Cinesfera (ou Kinesfera), que é o que determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos. O Espaço se subdivide nos seguintes tópicos:
Cinesfera (Kinesfera) –É um espaço imaginário que impõe um limite ao corpo do dançarino ao limite natural do espaço pessoal. O uso do espaço pode se dar de duas formas, conforme a qualidade do movimento:
• Forma Direta: é quando os movimentos lineares e retos ocupam um espaço definido, sem o deslocamento, a envergadura dos braços, das pernas e do tronco. É traçar um percurso direto para atingir um ponto definido.


• Forma Flexível: é quando os movimentos do corpo ocupam vários espaços ao mesmo tempo, utilizando os deslocamentos, as envergaduras e as torções.


FLUÊNCIA – É o movimento contínuo, uniforme e progressivo. Partem do tronco do corpo às extremidades dos membros com movimentos controlados, mas fluentes ao mesmo tempo. Pode ser dividido entre livre e controlado.


PESO – São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para denominação do peso que são leves (suaves) e firmes (resistentes).
TEMPO – É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc. Pode ser dividido em:


Rápido, quando o dançarino mantém a aceleração constante de um movimento sem alterações;


Moderado, o meio termo entre o um movimento corporal rápido e um lento;
Lento, quando o dançarino reduz a velocidade constantemente dos movimentos corporais quase até parar.

Fonte do texto: Apostila do aluno, Volume 2 - Artes


Preencher a tabela na apostila do aluno volume 2, página 8.

Assistir aos vídeos indicados a seguir para a apreciação de imagens de formas de expressão, representação e encenação de danças de matrizes indígenas, africanas e afrobrasileiras, e de danças criadas por artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros em diferentes épocas e preencher o roteiro indicado.

https://www.youtube.com/watch?v=6XruFqqeq9o 

https://www.youtube.com/watch?time_continue=82&v=h9-r8We8xvw&feature=emb_title 

https://www.youtube.com/watch?v=P19razaEaRg 

https://www.youtube.com/watch?v=8GLwkFLYYoA

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