quinta-feira, 11 de junho de 2020

Língua Portuguesa 8ºD - Prof Marlene

ATIVIDADE 1 – RECONHECIMENTO DE CAMPO


1. Responda às questões a seguir.


O que é um artigo de divulgação científica?

R:

Qual é a sua finalidade?

R:


Onde podemos encontrar um artigo desse tipo?

R:


Quais assuntos eles podem abordar?

R:

Qual é o público-alvo?

R:


2. Para ler alguns artigos de divulgação científica, consulte sites como:

• Ciência Hoje para Crianças: http://chc.org.br/

• Revista Galileu: https://revistagalileu.globo.com/


ATIVIDADE 2 – LEITURA DE UM ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

O texto abaixo será dividido em quatro partes. Para cada parte, faremos uma pausa, a fim de que você localize informações e escreva, com suas palavras, o que entendeu. Veja:

PARTE 1


USP lidera força-tarefa para descobrir as conexões entre as espécies

Estudo poderá prever consequências de desastres ecológicos como o que está ocorrendo no Nordeste

25/11/2019

Texto: Denise Casatti / Assessoria de Comunicação do ICMC


O que leva um grupo de pesquisadores das instituições mais qualificadas do planeta a se unirem para estudar morcegos e suas relações com plantas? As descobertas desses cientistas – à primeira vista, sem muita importância – ganharam as páginas de uma das revistas mais relevantes do mundo nas áreas de ecologia e evolução, a Nature Ecology & Evolution.


Para compreender o trabalho dessa força-tarefa da ciência, formada por dois professores da USP e mais oito pesquisadores, três brasileiros e cinco estrangeiros, basta esquecer os morcegos e as plantas (temporariamente), e pensar no desastre ecológico que está ocorrendo agora no litoral do Nordeste. Hoje, é impossível calcular as consequências que o óleo pode trazer ao ecossistema da região.


No entanto, o impacto da contaminação poderia ser calculado se houvesse um banco de dados com informações sobre os animais que vivem no local bem como as relações que são estabelecidas entre as diferentes espécies. Foram dados desse tipo, nesse caso mostrando as interações entre morcegos e plantas registradas ao longo de 70 anos por centenas de naturalistas, que deram origem ao estudo Compreendendo as regras de montagem de uma rede multicamadas continental (Insights on the assembly rules of a continente-wide multilayer network).


“Nosso estudo mostra que é possível analisar como a extinção de espécies de animais e plantas afeta o equilíbrio de um ecossistema, alterando a biodiversidade em diversas regiões do planeta”, explica o professor Marco Mello, do Instituto de Biociências (IB) da USP, que liderou a força-tarefa do estudo.


“As ferramentas computacionais e matemáticas que desenvolvemos para estudar as relações entre os morcegos e as plantas podem ser aplicadas a qualquer outro ecossistema”, completa o professor Francisco Rodrigues, do Instituto de Ciências Matemática e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.


Então, imagine se esses cientistas tivessem à disposição dados sobre as tartarugas-marinhas, os peixes, as aves, os corais e os demais animais que habitam as áreas contaminadas do litoral do Nordeste ao longo de muitos anos. Ora, eles poderiam utilizar as mesmas ferramentas empregadas no estudo sobre morcegos e plantas. Assim, seriam capazes de prever as consequências que o óleo traria à teia da vida nordestina, incluindo aí os seres humanos.


Primeira parada para análise textual


1 - Pela leitura feita até aqui, é possível responder à pergunta inicial do texto? Vamos relembrá-la:

“O que leva um grupo de pesquisadores das instituições mais qualificadas do planeta a se unirem para estudar morcegos e suas relações com plantas?

R:

2 - Quanto à pesquisa, o que dizem os professores Marco Mello e Francisco Rodrigues?

R;

3 - Grife, no próprio texto, alguns trechos que fazem com que ele seja reconhecido como um artigo científico.

R;


Observação: devolver a atividade até dia 18/06.

Não há necessidade de enviar o texto, apenas questões e respostas.

Responda de forma clara usando a norma padrão da Língua Portuguesa.

Valor da atividade: 0 a 10.

Enviar por e-mail: marlenegomes@prof.educacao.sp.gov.br

Ou pelo google classroom.

Professora Marlene
12/06/2020