Aula 8 ano data 29 de junho a 03 de Julho
Processo Reprodutivo dos vegetais
Os alunos assistirão a vídeo aula do CMSP para dar continuidade às aulas sobre reprodução dos vegetais, farão as devidas anotações no caderno e depois as questões referentes à aula.
Recursos: Vídeo aula co CMSP (https://www.youtube.com/watch?v=h8X-artnduY)
Anotações da aula:
-Gametófito: fase da planta que produz gametas, célula com a metade do número de cromossomos;
-Esporófito: fase da planta que produz esporos, célula com o número total de cromossomos;
-Cladograma: esquema que mostra o grau de parentesco entre os seres vivos e as mudanças que ocorrerem na linha evolutiva;
-Zigoto: primeira célula formada da junção dos gametas masculinos com os gametas femininos;
-Gene: trecho da molécula de DNA que possui informações sobre as características dos seres vivos;
-Briófitas: grupo das plantas que dependem da água para que haja o encontro dos gametas masculinos com os femininos, dessa união brotará um esporófito que irá conter na sua ponta uma cápsula que liberará os esporos no ambiente. Quando os esporos caírem sobre um substrato (chão) formará um novo gametófito e começará tudo novamente. Encontra-se em lugares úmidos. Ex: musgos...característica evolutiva marcante presença de embrião que as algas não tinha.
-Pteridófitas: o prótalo (gametófito) possui gametas masculinos e femininos que se juntarão e formarão o zigoto e deste surgirá o esporófito. Os esporo ficam guardados dentro dos soros e quando os esporos são carregados pela água formarão um novo gametófito e começa tudo novamente. Ex: samambaias.....característica evolutiva marcante fase esporofítica maior que a gametofítica.
-Gimnospermas: nessas plantas os grãos de pólen são carregados pelo vento do gametófito masculino para o gametófito feminino gerando o tubo polínico e posteriormente o embrião, este embrião é protegido por uma semente (primeiro a grupo a apresentar essa estrutura).
Ex: pinheiro....característica evolutiva marcante presença de semente
-Angiosperma: primeiro grupo de plantas a ter flores e frutos, o que favoreceu a polinização (transporte dos grãos de pólen) por animais e insetos, pois ao se alimentar dessas flores e frutos, espalhavam os pólens e as sementes pelo ambiente, surgindo então novas plantas.
Ex: todas as plantas frutíferas.....característica evolutiva marcante presença de flores e frutos.
Atividade:
Diferencie polinização e fecundação.
Por que o surgimento de flores e frutos foram tão importantes para a dispersão das plantas
Monte a linha evolutiva das plantas e destaque as principais características evolutivas que surgiram.
O que você entende pela palavra evolução
Qual fator foi necessário para que as plantas se tornassem terrestre.
Enviar as questões por e-mail denisequrino@prof.educacao.sp.gov.br